Elite News

Dicas para uma contabilidade eficiente

Dicas

Seja em pequenas, médias ou grandes empresas, a gestão das finanças é um fator decisivo no sucesso dos negócios. Afinal, as principais obrigações fiscais e tributárias passam por esse setor. Apesar de ser um campo que pode ser gerido pelos próprios empreendedores, existem alguns erros cruciais que podem prejudicar os resultados da companhia. E para que isso não aconteça com a sua empresa, separamos algumas dicas que te ajudarão a ter uma contabilidade eficiente.

Investir em tecnologia

O número de organizações que estão buscando soluções de tecnologia para auxiliar nos procedimentos internos cresce a cada dia. E um dos que você certamente deve considerar é um software de gestão. Esse tipo de sistema concentra os setores da empresa, tornando os processos diários mais rápidos e fáceis.

Organização

Outro ponto chave para ter uma contabilidade eficiente é a organização. Afinal, ao lidar com todas as contas da empresa, é preciso ter o máximo de cuidado para evitar qualquer erro ou atraso. E isso envolve desde separar documentos, contas e boletos até ter um planejamento de finanças e tributos. Lembre-se também de guardar arquivos importantes, como comprovantes, balanços e declarações. Alguns deles você pode inclusive digitalizar, para economizar espaço físico.
Além disso, você também deve reservar alguns momentos toda a semana para dedicar às finanças. Dessa forma, a elaboração de relatórios se tornará mais simples. E não esqueça de realizar backups regularmente, para evitar qualquer perda de arquivos.

Gerar relatórios e usá-los

Não basta apenas ter relatórios dos resultados da sua empresa. É preciso analisar os dados coletados. Dessa forma, você saberá a real situação do negócio e poderá tomar decisões embasadas em dados confiáveis.

Analisar o desempenho

Toda empresa que possui uma contabilidade eficiente se preocupa com o ponto de equilíbrio, o fluxo de caixa e a margem de lucro:
– Ponto de equilíbrio: quando um negócio está começando, é comum ter dificuldade até equilibrar os gastos com os ganhos. Uma vez que esses valores se igualam, a companhia está pronta para gerar lucro.
– Fluxo de caixa: para ter esse controle você precisa analisar a entrada e saída de recursos, para evitar falta de verba para cumprir pagamentos obrigatórios.
– Margem de lucro: Para descobrir a sua margem de lucro, subtraia do valor recebido o total de custos fixos e variáveis. É importante lembrar de incluir cada pequeno gasto nessa conta, como fretes e taxas, para evitar prejuízos.

Ter ajuda

Por mais que você consiga cuidar das contas da sua empresa, é fundamental contar com o apoio de um contador. Apenas um profissional especializado conhecerá todas as obrigações fiscais e tributárias que uma empresa deve cumprir. Sem falar que ele também pode te ajudar a diminuir o valor dos impostos, ao definir as leis tributárias ideias para a sua empresa. Um profissional qualificado também se mantém atualizado com relação a qualquer mudança na legislação e fornece balancetes, plano de pagamentos e cuida da declaração do imposto de renda. Sem falar que, ao investir em uma contabilidade eficiente, o empreendedor terá mais tempo para focar nas vendas da sua empresa.

A Elite Contábil oferece serviços de Assessoria e Consultoria para as áreas contábil, fiscal, trabalhista, tributária e societária (Abertura de Empresa, Encerramento de Atividade, Legalização de Empresa). Com o que precisar, a Elite pode te ajudar!