A comunicação sempre existiu em nossa sociedade, afinal há registros dessa prática desde a pré-história. Mas não é só entre os amigos e familiares que ela é importante. Nos negócios ela também é fundamental! Afinal, a comunicação dentro das empresas pode ser o diferencial que uma companhia precisa para se destacar da concorrência.
Uma prova disso é a pesquisa realizada pela Rockfeller, que afirma que 68% dos clientes que trocam de companhia fazem isso por serem mal atendidos. Além disso, se a comunicação dentro das empresas vai mal, existem grandes chances de ocorrerem erros de interpretação. Isso pode causar problemas internos, como atrasos, falta de motivação, erros operacionais e boatos.
A comunicação interna engloba todas as ações focadas em transmitir mensagens e informações importantes dentro da empresa. Ela permite que a companhia passe objetivos, valores e missão aos seus funcionários. Além disso, também possibilita uma troca com os colaboradores. Mas, para que ela dê certo, todos devem ser contemplados nas ações e a diretoria também deve dar a devida importância ao diálogo. Dentre as vantagens que a comunicação dentro das empresas oferece, estão:
– Aumento da motivação das equipes;
– Feedback dos colaboradores;
– Engajamento dos funcionários;
– Melhora na produtividade;
– Valorização dos colaboradores;
– Integração entre equipes e novos funcionários;
– Ambiente de trabalho agradável;
– Aumento nas vendas.