Elite News

Por que usar a tecnologia como aliada no mundo dos negócios

Dicas

Boa parte das companhias já percebeu a tecnologia como aliada e a utiliza em boa parte de suas ações. Porém, principalmente pequenos e grandes negócios ainda sentem um pouco de dificuldade para compreender sua importância. Pensando nisso, listamos as principais vantagens que o uso da TI pode trazer para uma empresa.

Otimização

Um dos principais motivos pelo qual o mundo dos negócios deve ver a tecnologia como aliada diz respeito à otimização. Afinal, atualmente existem diversos softwares de gestão de processos internos que tornam as ações do cotidiano mais rápidas e simples. Dessa forma, a equipe se torna mais produtiva, o que é um diferencial para as Pequenas e Médias Empresas (PME), que muitas vezes precisam competir com grandes conglomerados.

Segurança

Esse item faz a TI ser vista, não apenas como aliada, mas como uma necessidade. Como a maioria das atividades das empresas são feitas no ambiente virtual, é preciso garantir a segurança do mesmo, evitando o vazamento de informações e a perda de dados. Por isso, é essencial contar com softwares de backup, criptografia e antivírus.

Armazenamento na nuvem

A possibilidade de guardar informações online é uma das principais vantagens que a tecnologia trouxe para as empresas. Pois, dessa forma, informações podem ser acessadas de qualquer lugar, desde que haja um aparelho conectado à internet. Esse fato também garante maior produtividade para os negócios, afinal é gasto menos tempo para que pessoas de diferentes setores possam acessar os mesmos dados. Sem falar que você pode incluir arquivos na nuvem sem correr o risco de perdê-los.

Finanças

Ter a tecnologia como aliada garante mais facilidade nas ações do dia a dia, principalmente no setor financeiro. Antigamente, os responsáveis por essa área perdiam muito tempo para realizar o pagamento de contas, por exemplo. Hoje, esses procedimentos já podem ser feitos via web. Mas não é apenas dessa forma que a TI pode auxiliar as finanças das empresas. Uma das novidades da área é o Peer-to-peer, uma plataforma que faz a ponte entre empresários que desejam investir e negócios que necessitam de suporte. Dessa forma, as pequenas e médias empresas que buscam empréstimos, podem consegui-los de forma mais rápida e com menos juros.

Marketing

Uma das principais ferramentas de marketing hoje em dia são as redes sociais. De acordo com uma pesquisa realizada pela agência eMarketer, em 2016, o Brasil é o país da América Latina com o maior número de usuários desses aplicativos. O que prova a necessidade de ver a internet como aliada. Mas as redes não servem apenas para aproximar o negócio dos clientes. É possível usá-la para divulgar a empresa e os produtos, criar uma identidade da marca e atrair novos consumidores, o que consequentemente, alavanca as vendas.

Esses tópicos são apenas algumas das vantagens que as PME’s podem ter ao ver a tecnologia como aliada. Por isso, é importante que os empreendedores percebam a TI como um investimento estratégico para os negócios. Pois, além de garantir maior segurança e praticidade, ainda pode tornar a tomada de decisões mais rápida e assertiva, levando ao crescimento dos negócios.

Você pode usar a tecnologia como aliada para o seu negócio, e a Elite Contábil também, pois estamos mais do que preparados para fazer sua empresa crescer!