Elite News

Como preparar sua empresa para altos e baixos?

Dicas

Empreender é o sonho de muitas pessoas. Afinal, o fato de ser seu próprio chefe já torna essa missão atrativa. Porém, poucas pessoas estão prontas para administrar um novo negócio. Por isso, separamos algumas dicas que certamente te ajudarão a preparar sua empresa para todos os momentos.

Planejamento

Ter um planejamento já é o primeiro passo para preparar sua empresa. Apenas assim você poderá criar estratégias, definir metas, estipular prazos e obter resultados positivos. Por exemplo, é fundamental fazer uma análise dos próximos 60 ou 90 dias. Dessa forma, você poderá projetar como estará o seu caixa, conseguindo escolher as melhores datas para retirar pró-labores e fazer o pagamento aos fornecedores.

Cuide das finanças

Para preparar sua empresa para qualquer tipo de situação, um dos setores mais importantes é o financeiro. E para manter tudo em ordem, você precisa ter um controle. Ele pode ser feito com uma planilha simples de Excel ou com softwares de gestão empresarial. E se a tarefa estiver muito difícil, não hesite em buscar especialistas. Isso é, na verdade, um investimento. Afinal, ao contar com um profissional, além de reduzir as chances de erro, ainda sobra mais tempo para você se dedicar ao negócio.

Análise os números

É comum que esse tipo de verificação seja feita com mais frequência em períodos difíceis. Mas a verdade é que, até mesmo quando os negócios estão em alta é preciso mensurar seus resultados. Aliás, você precisa se certificar de que as vendas realmente vão bem. Mas lembre-se: a movimentação de dinheiro não significa que o negócio está valendo a pena. Apenas com o cálculo dos lucros é possível ter essa certeza.

Decisões

Seja em períodos de bonança ou crise, a tomada de decisão pode ser determinante para o futuro de uma empresa. Por esse motivo, é fundamental ter dados atualizados e confiáveis. Apenas com essas informações, você terá convicção nas decisões que está tomando.

Administração

Uma boa administração é muito importante, principalmente em tempos difíceis. É necessário que o chefe seja um líder e um exemplo. Ele deve motivar sua equipe, valorizar os colaboradores e buscar amenizar o clima dentro do escritório. Somente assim é possível manter e até aumentar a produtividade.

Soluções

Nos tempos de crise, é importante buscar alternativas para fugir das dificuldades. E isso inclui desde questões burocráticas até coisas cotidianas. Por exemplo, se faltar dinheiro no caixa para o pagamento de contas, você pode conversar com o fornecedor ou banco para encontrar a melhor solução para acertar os pagamentos.

Clientes

Os clientes são fundamentais para qualquer negócio e para preparar sua empresa para tempos de alta e baixa, é essencial fidelizá-los. Para isso, é importante buscar um diferencial e ter um atendimento excelente.

Use a internet

Não é à toa que termos como Digital Influencer ganharam força em 2017. A verdade é que a internet, especialmente as redes sociais, se tornaram determinantes não apenas para as vendas, mas também para a fidelização dos clientes. Prova disso, são os dados de uma pesquisa feita pela PricewaterhouseCoopers. De acordo com o levantamento, em 2015, 77% dos brasileiros afirmaram serem influenciados pelas redes sociais na hora de realizar uma compra. Entretanto, segundo dados da Bain & Company, em 2016 apenas 18% da verba de publicidade das empresas nacionais foi destinado ao ambiente digital.

Não importa o tipo de empreendedor que você é, a Elite Contábil é a sua parceira de confiança!