Elite News

Importância da comunicação dentro das empresas

Dicas

A comunicação sempre existiu em nossa sociedade, afinal há registros dessa prática desde a pré-história. Mas não é só entre os amigos e familiares que ela é importante. Nos negócios ela também é fundamental! Afinal, a comunicação dentro das empresas pode ser o diferencial que uma companhia precisa para se destacar da concorrência.
Uma prova disso é a pesquisa realizada pela Rockfeller, que afirma que 68% dos clientes que trocam de companhia fazem isso por serem mal atendidos. Além disso, se a comunicação dentro das empresas vai mal, existem grandes chances de ocorrerem erros de interpretação. Isso pode causar problemas internos, como atrasos, falta de motivação, erros operacionais e boatos.

Comunicação interna

A comunicação interna engloba todas as ações focadas em transmitir mensagens e informações importantes dentro da empresa. Ela permite que a companhia passe objetivos, valores e missão aos seus funcionários. Além disso, também possibilita uma troca com os colaboradores. Mas, para que ela dê certo, todos devem ser contemplados nas ações e a diretoria também deve dar a devida importância ao diálogo. Dentre as vantagens que a comunicação dentro das empresas oferece, estão:
– Aumento da motivação das equipes;
– Feedback dos colaboradores;
– Engajamento dos funcionários;
– Melhora na produtividade;
– Valorização dos colaboradores;
– Integração entre equipes e novos funcionários;
– Ambiente de trabalho agradável;
– Aumento nas vendas.

Tipos

Para trabalhar a comunicação dentro das empresas, existem algumas ações que a equipe dessa área pode realizar. Por exemplo:
– Informativos: Ideal para negócio com um número expressivo de colaboradores, o informativo pode conter notícias da companhia, ações, palestras e metas alcançadas.
– Jornal Mural: Uma espécie de informativo, mas que é anexado em quadros. Devem ser colocados em lugares estratégicos, como ao lado da máquina que os funcionários usam para bater ponto.
– News: Uma boa ideia para negócios, onde os funcionários usam computadores com frequência. Também é uma solução para informar a diretoria e acionistas de um negócio.
– TV Corporativa: solução ideal para empresas de grande porte.

Comunicação Externa

Assim como a comunicação dentro das empresas, a comunicação externa também é fundamental para qualquer negócio. Além de passar uma boa imagem da companhia para os clientes, fornecedores e imprensa, as ações desse setor estão diretamente ligadas às vendas. Para isso, o marketing e a assessoria de imprensa são fundamentais.
– Marketing: valoriza o negócio, identifica as necessidades dos clientes e adequa a comunicação ao público-alvo. Pode utilizar redes sociais, propagandas, e-mail marketing, SEO e muito mais.
– Assessoria de imprensa: faz a ligação entre a empresa e os jornalistas, ajudando a companhia a aparecer na mídia de forma positiva.

Com todas essas informações é impossível não valorizar a importância da comunicação dentro e fora das empresas. Afinal, ela traz reconhecimento e pode contribuir para o sucesso do negócio. Sem falar que, ao construir uma boa imagem da companhia, os funcionários começam a ter mais orgulho do local onde trabalham e passam essa satisfação para outras pessoas.

A Elite Contábil oferece serviços de Assessoria e Consultoria para as áreas contábil, fiscal, trabalhista, tributária e societária (Abertura de Empresa, Encerramento de Atividade, Legalização de Empresa). Com o que precisar, a Elite pode te ajudar!