Elite News

Como cuidar da sua empresa em tempos de crise?

Dicas

A crise financeira é uma realidade no nosso país. E mesmo quando ela acabar, sempre é possível que os juros aumentem novamente, que a inflação suba e que a taxa de desemprego volte a crescer. Por isso, é essencial que os empreendedores saibam como superar esses momentos difíceis. Afinal, essas situações podem interferir diretamente no desempenho dos negócios.

Se prepare

Uma das principais dicas para que sua empresa consiga superar os tempos de crise é: esteja preparado! Grande parte das companhias que conseguem crescer nesses períodos tem um planejamento ajustado e estratégias a longo prazo. Dessa forma, conseguem se preparar melhor para essas dificuldades. Além disso, é essencial ter metas e buscar sempre cumpri-las ou superá-las.

Caixa

Como os tempos de crise podem interferir diretamente no seu caixa, é preciso que seu controle esteja em dia. Para isso, você pode recorrer a empresas de contabilidades, softwares ou até mesmo ao básico Excel. O importante é que você consiga ajustar seus lucros com os gastos e saiba a real situação financeira do seu negócio, analisando a quantia disponível em caixa. E é claro, não esqueça de manter separadas as contas físicas e jurídicas.

Fidelize clientes

Em tempos de crise, é comum perder clientes. Afinal, a situação do país não afeta apenas as empresas, mas também os consumidores. Por isso, independente de qual seja a área do seu negócio é importante controlar a quantidade de clientes que você vai perder. Para isso, você deve focar em fidelizar eles, reduzindo o número de perdas. Nesse caso, existem algumas estratégias que você pode implantar na sua empresa, como:
– Tenha um contato constante com seus clientes;
– Pense em aumentar o mix de produtos;
– Tenha um atendimento de qualidade;
– Leve em consideração reduzir o número de atendimentos de seus vendedores. Você pode até não entender esse item. Mas pense: como o profissional poderá melhorar o atendimento, com pouco tempo para fazê-lo?

Prospecção

Como é quase inevitável perder clientes nesse período, vá em busca de outros. Mas não adianta querer apenas manter a quantidade, é preciso pensar na qualidade dos mesmos e de que forma eles te ajudarão a crescer. Sendo assim, defina o perfil ideal que sua clientela deve ter. Para isso, você pode fazer um breve exercício: assinale as características que seus cinco principais clientes tem em comum e busque novos consumidores que possuam os mesmos atributos.

Gestor

O empreendedor é o líder dentro da empresa, e por isso é primordial que ele dê o exemplo. Nesses tempos de crise, é preciso que ele mostre confiança, mas sem menosprezar a situação. É aconselhável fazer uma análise da gestão, para ver quais pontos podem ser melhorados. Também é essencial que o gestor cuide de sua saúde física e psicológica, pois só assim ele conseguirá ser uma referência positiva para o restante da equipe.

Outras dicas

– Se a situação continuar difícil, pode ser necessário repensar o quadro de funcionários.
– Já viveu outras crises e superou? Use essa experiência a seu favor.
– Aproveite a situação para repensar o rumo da companhia.
– A concorrência será forte, por isso você vai precisar ter criatividade para pensar em um diferencial que possa superá-la.
– Analise as outras empresas do mesmo ramo e veja o que elas estão fazendo para vencer a crise.
– Busque capacitação em uma consultoria.

A Elite Contábil oferece serviços de Assessoria e Consultoria para as áreas contábil, fiscal, trabalhista, tributária e societária (Abertura de Empresa, Encerramento de Atividade, Legalização de Empresa). Com o que precisar, a Elite pode te ajudar!