Elite News

O papel da contabilidade para o sucesso da sua empresa

Artigos

Embora muitas pessoas menosprezem, é impossível gerir uma empresa sem uma boa contabilidade, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. A contabilidade não pode ser vista e considerada apenas como o setor que cuida de tributos e operações legais entre empresa e prestadores de serviço, existem muito mais procedimentos que são de competência da área contábil.

Afinal, como uma empresa pode saber o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra, onde há menos lucro e onde há mais, realizar mudanças, cuidar de seus colaboradores, etc? Com uma boa contabilidade! Que se for bem usada e pensada, pode ser a carta na manga de uma empresa.

A contabilidade é responsável pelo departamento fiscal e contábil, mas também pode cuidar do departamento societário e pessoal, e de assessorias e consultorias.

A contabilidade serve como uma solução estratégica para a uma empresa se organizar, posicionar, criar planos, elaborar metas e atingir seus objetivos. A partir de informações corretas coletadas por profissionais dessa área, é possível gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos. E como a maior parte de seus relatórios são técnicos, o que dificulta o entendimento dos gestores, a contabilidade vem para sintetizar todas essas informações para o melhor entendimento do empreendedor. Nesse caso a contabilidade tem papel fundamental para auxiliar no entendimento e no rumo do processo de tomada de decisões.

Ao usar a contabilidade empresarial como aliada, o empreendedor pode prever os lucros que seu negócio terá em determinado período do ano, podendo planejar gastos e até mesmo analisar se é hora de investir ou economizar. Muitos gestores tentam prever o lucro da empresa na sorte, sem se basear em dados e informações concretos, correndo o risco de tomar decisões completamente erradas e equivocadas para aquele momento. Ao analisar a contabilidade da empresa, o empreendedor pode saber, por meio de dados estatísticos, exatamente quanto a empresa lucrou e, a partir daí, fazer uma previsão muito mais precisa de quanto ela poderá lucrar no mesmo período, e também traçar planos futuros com estas informações. Assim, invés de se apoiar em achismos, o empreendedor, com a ajuda da contabilidade, pode tomar uma decisão mais coesa com a situação de sua empresa.

Uma das vantagens de possuir uma boa contabilidade é a manutenção da “saúde” do seu negócio, ou seja, o equilíbrio entre as receitas e as despesas ao longo do tempo para que a empresa possa remunerar seus sócios e cumprir suas obrigações com o governo, seus funcionários, fornecedores e clientes, e se manter preparada para eventuais imprevistos. Uma gestão empresarial com a contabilidade estruturada ajuda a avaliar o melhor regime de tributação em função do momento vivido pela empresa, assim como identificar a melhor hora de alterá-lo, e assim fazer com que gaste menos com impostos. Um dos grandes benefícios da contabilidade bem feita é a capacidade de uma empresa manter controles corretos como o balanço, o fluxo de caixa, capital de giro entre outros. Essas ferramentas ajudam o empreendedor a ver a real a situação vivida pelo negócio e identificar oportunidades para melhorá-lo.

A contabilidade auxilia nisto tudo e ainda em muito mais, por isso é de suma importância para qualquer empresário que quer ver seu negócio crescer! Quer uma contabilidade de confiança para a sua empresa? A Elite Contábil está preparada para te ajudar.